POSTAGENS RECENTES

Perfil Pedro Almodóvar

Pedro Almodóvar Caballero (Calzada de Calatrava, 24 de setembro de 1949) é um cineasta, ator e argumentista espanhol.
Almodóvar nunca pôde estudar cinema, pois nem ele nem sua família tinham dinheiro para pagar seus estudos. Antes de dirigir filmes foi funcionário da companhia telefônica estatal, fez banda desenhada, ator de teatro avant-garde e cantor de uma banda de rock, da qual participava travestido. Foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Óscar de melhor diretor. Homossexual assumido, seus filmes trazem a temática da sexualidade abordada de maneira sublime.
Seu ano de nascimento é incerto, sendo por vezes divulgado como 1949 e outras vezes como 1951. A página oficial do cineasta, no entanto, afirma que nasceu na década de 1950


Cores berrantes, figurinos extravagantes, personagens caricatos, situações delirantes e exageradas. Estas são as principais características do universo retratado pelo Espanhol Pedro Almodóvar em seus filmes. Nascido em Calzada de Calatrava, província de Ciudad Real, em 1951, mudou-se muito cedo para a província de Cáceres com a família.

Matriculado em um colégio interno cercado de padres, viveu seu primeiro amor adolescente com um colega e em 1967 após concluir os estudos, convenceu o Pai a deixá-lo ir morar sozinho em Madri, aonde começa a trabalhar na Companhia Telefônica e preenche seu tempo frequentando grupos de teatro, galerias de arte e viajando sempre que possível para Barcelona, point vanguarda da época.

Em 1973, Pedro consegue uma câmera Super 8 e realiza curtas em preto-e-branco que são exibido em sessões para aficcionados em Madri e Barcelona. Com a ajuda de Carmem Maura e Félix Rotaeta, consegue realizar seu primeiro longa-metragem "Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón", em 1980. O filme teve sucesso de público e causou polêmica entre a crítica, transformando Almodóvar em um novo ícone do movimento madrilenho.

Forma uma dupla de rock , travestido junto com um amigo, dá conselhos num consultório sentimental de uma revista sob o pseudônimo de Patty Diphusa, publica HQs e escreve em 1982 "Fogo nas Entranhas", um romance pornô-humorístico. Passa a fazer um filme por ano e seguem-se os filmes "Labirinto de Paixões"(1982), "Entre Tinieblas"(1983), "Que diz eu para merecer isto?"(1984), "Matador"(1985) e "A Lei do Desejo"(1986), cujo astro Antonio Banderas, descoberto por Almodóvar, tentou impedir o relançamento mundial do filme quando tornou-se astro do cinema americano(no filme ele beija e mantém relações sexuais com um homem).

No ano de 1987 atinge projeção internacional quando seu filme "Mulheres à beira de um ataque de nervos" é indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Este mesmo filme marca o fim de sua parceria com a atriz Carmen Maura, ninguém sabe exatamente o por quê. Nos próximos três filmes "Ata-me"(1989), "De salto alto"(1991) e "Kika"(1993), Pedro contou com uma nova atriz como parceira, a ótima Victoria Abril.

O mesmo estilo único em contar histórias pôde ser conferido tanto no delicado "A Flor do meu Segredo"(1995) como no policial dramático "Carne Trêmula"(1998). "Tudo Sobre Minha Mãe"(1999) não só é o melhor filme de Almodóvar como também um do melhores filmes da história do cinema, misturando personagens e situações aparentemente esquisitas, com um roteiro perfeito e narrativa emocionante da primeira à última cena.

O filme deu a Pedro o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes, e também ganhou o Globo de Ouro e Oscar de filme estrangeiro. Assediado por produtores e atrizes americanas sedentos por trabalhar com o diretor, Pedro resistiu e voltou à sua terra natal para realizar seu mais novo filme "Fale com ela", que, entre outros prêmios, ganhou o Globo de Ouro de Filme Estrangeiro e concorre ao Oscar nas categorias de roteiro e direção.

Um verdadeiro trunfo de Almodóvar e um tapa na cara da Espanha que ignorou "Fale com Ela" e escolheu um outro filme como candidato oficial do País na disputa por uma indicação na categoria filme estrangeiro. Alguém sabe qual?
Walther Jr.

Walther Jr ,42, trabalhou como Ator, Produtor ,Sonoplasta ,Roteirista e Diretor de teatro e cinema. Cursou cinema na E.L.C (Escola Livre de Cinema ) e teatro na escola de atores ESPAÇO CÊNICO em BH .O blog tem o objetivo de difundir a sétima arte levando informação, cultura e entretenimento. Salve o Cinema!!!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem