POSTAGENS RECENTES

5x Comédia | Obra sai dos palcos e vira a primeira série brasileira original do Amazon Prime Video


 Obra sai dos palcos e vira a primeira série brasileira original do Amazon Prime Video. Baseada na franquia homônima de teatro, criada originalmente pela dramaturga Sylvia Gardenberg e sucesso nos anos 1990 – quando foi assistido por cerca de 450 mil pessoas, segundo a produção – o espetáculo “5x Comédia” voltou a ser montado em 2016 com os atores Fabíula Nascimento, Bruno Mazzeo, Debora Lamm, Lucio Mauro Filho e Katiuscia Canoro e direção de Monique Gardenberg e Hamilton Vaz Pereira.


Na adaptação seriada, saem os problemas do cotidiano e entra a pandemia como pano de fundo. A série brinca com as aflições da pandemia e alfineta quem não segue recomendações da Covid-19. O elenco é tão brilhantemente talentoso quanto sua contraparte dos palcos com nomes como : Gregório DuvivierKatiuscia Canoro ( que esteve na montagem de 2016), Martha NowillRafael PortugalRoberta RodriguesSamantha SchmützGabriel GodoyThati Lopes e Yuri Marçal.

Dos 5 episódios da 1° temporada, o episódio "Colapso" com o Rafael Portugal , Samantha Schmütz e Gabriel Godoy é o melhor de todos para mim, não só pelo talento dos atores ( Portugal em especial) mas, pq fala de uma realidade recorrente sobre o confronto de classes na quarentena, a cena em que os ricos comemoram a abertura dos shoppings parece saída de um jornal regional tamanha a ironia e sua mensagem no final referente a comparação de vítimas da COVID-19 entre as classes sociais.

Contada em capítulos e com histórias independentes, fica fácil entender de onde vem tanta sincronia com a realidade, as histórias foram escritas e gravadas durante a pandemia, todas com foco no comportamento deste período anormal, ou entre o velho e o tal "novo normal". E talvez o expectador não saiba mas, a maioria das cenas foram filmadas separadamente com cada ator sem que o elenco se encontrasse no mesmo set, e o resultado é tão coerente para o contexto da pandemia, que nem nos damos conta de que todos “contracenam” por meio de telas através do milagre da edição. A estética cinematográfica engrandece demais a série e vc nota isso na bela fotografia e na edição ágil.

Assim como "Diário de um Confinado" seu parceiro na tv aberta "5x Comédia" diverte, emociona e revolta com histórias quase reais sobre a pandemia. E é justamente isso que a diretora Monique Gardenberg faz aqui, ela propõe o riso como reflexão da pandemia e dos métodos ( desiguais ) de prevenção do vírus. Nesse sentido, a série marca um golaço, só nos resta esperar pela 2° temporada.

5x Comédia já está disponível no Amazon Prime Video em cinco episódios.
Walther Jr.

Walther Jr ,42, trabalhou como Ator, Produtor ,Sonoplasta ,Roteirista e Diretor de teatro e cinema. Cursou cinema na E.L.C (Escola Livre de Cinema ) e teatro na escola de atores ESPAÇO CÊNICO em BH .O blog tem o objetivo de difundir a sétima arte levando informação, cultura e entretenimento. Salve o Cinema!!!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem