POSTAGENS RECENTES

Morre Milos Forman , o diretor de clássicos como "Hair" , "Amadeus" e "Um Estranho no Ninho"


Morreu na madrugada deste sábado (14), nos Estados Unidos, o cineasta Milos Forman, aos 86 anos. Nascido na República Tcheca, Forman dirigiu filmes vencedores do Oscar como "Um Estranho no Ninho" e "Amadeus".

O diretor sentiu-se mal em sua casa, nos Estados Unidos, onde morava, segundo sua mulher, Martina, informou a agência de notícias CTK. "Sua partida foi calma e cercada o tempo todo de sua família e seus amigos próximos", disse Martina. Forman nasceu na cidade de Caslav, em fevereiro de 1932. Ele se mudou para os Estados Unidos depois da Primavera de Praga em 1968 e se tornou cidadão americano dois anos depois.
Forman dirigindo Jack Nicholson em "Um Estranho no Ninho" em 1975

"Um Estranho no Ninho" que mostrou o cotidiano em uma instituição de psiquiatria e "Amadeus" que retratou a vida do compositor Wolfgang Amadeus Mozart ganharam 13 Oscars entre eles o de melhor diretor para Forman. Outros trabalhos de Forman incluem o musical "Hair" de 1979, "Na época do Ragtime" de 1981 e "O Povo contra Larry Flint" de 1996.

Forman em "Amadeus" 1984

Antes de mudar para os Estados Unidos, Forman estudou na Academia de Filmes de Praga e foi líder da "Nova Onda Tcheca" no cinema na Checoslováquia, ao lado de diretores como Ivan Passer, Vera Chytilova e outros. Seus filmes, "Pedro, o Negro" e "O Baile dos Bombeiros", de sátira ao regime comunista, foram banidos temporariamente do país.

Forman cresceu como órfão depois que seus pais morreram em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Ele se causou três vezes e conheceu sua terceira mulher, Martina, em Praga, nos anos 90. Ele teve quatro filhos com a segunda e a terceira mulher.

1º TAKE

O 1º TAKE é um espaço criado para dividir com os leitores assuntos interessantes sobre música,séries, cinema, teatro e arte em geral. Blog editado pelo louco Walther Jr. ,um espectador apaixonado por cinema,teatro,música,cerveja, vinho,pizza,pão na chapa,churrasco,lasanha,empada,pão de queijo... Ou seja,sou normal como todo mundo, não esperem nada profissional por aqui. Forte abraço e um viva a sétima arte.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem