POSTAGENS RECENTES

O Estado Das Coisas | Ben Stiller e Mike White e a bela crítica ao "american way of life"


"Eu posso amar o mundo e não possuí-lo."

É muito bom quando um ator resolve sair da zona de conforto e tenta coisas novas, esse é o caso de Ben Stiller. Ele sempre foi um bom ator, expressivo e carismático e, provou isso em Caindo na Real (1994) sua primeira experiência na direção, Os Excêntricos Tenenbaums (2001) de Wes AndersonDe 2010 pra cá, o ator tem feito projetos menores , digamos, mais "originais", desde O Solteirão (2010), sua primeira parceria com Noah Baumbach"A Vida Secreta de Walter Mitty" de 2013 no qual voltou a direção depois do sucesso estrondoso de "Trovão Tropical" em que também roteirizou/produziu/atuou e dirigiu, passando por "Enquanto Somos Jovens" 2015 sua segunda parceria com Baumbach, até esse "O Estado Das Coisas" ( Não confundir com o filme de Wim Wenders ) de 2017 . Aliás, 2017 foi um bom ano para Stiller, já, que, também esteve no ótimo " Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe".  Em " O Estado Das Coisas", o diretor Mike White propõe uma reflexão sobre a armadilha das comparações de estilos de vida e alfineta a classe média americana e seu "american way of life" ao criar um retrato fiel de suas dúvidas , angústias e frustrações . Em suma: o que é o fracasso? Será que damos importância demais para coisas erradas?

SINOPSE

Próximo de completar 50 anos, Brad Sloan ( Ben Stiller) tem um emprego estável, uma casa confortável em Sacramento (Califórnia), uma esposa amorosa e um filho talentoso (Austin Abrams) , com quem vai visitar possíveis universidades. Mas Brad não consegue parar de se comparar com antigos companheiros que encontraram riqueza e fama trabalhando no mercado financeiro, em inovações tecnológicas ou no mundo da política. Por que a grama dos amigos é sempre mais verde? Esse é o enredo de O Estado das Coisas, segundo longa-metragem para cinema dirigido por Mike White.


Com a narração em off do protagonista, entendemos exatamente o que se passa em sua mente, mergulhando em suas dúvidas e nos aproximando mais do personagem. Graças a isso, Brad se torna um personagem verossímil ,  multidimensional, complexo , um neurótico extremamente sensível e, por vezes, um completo "babaca". Por isso, o personagem é tão crível, ele é quase um " buffet de expectativas pessoais, anseios, projeções e frustrações"Sua relação com seu filho também é alvo da obra, com cada um representando visões amplamente diferentes da vida em si. 

Aqui, seguimos o olhar de Brad e suas (várias) reflexões a respeito de sua vida e como o dia-a-dia se torna tedioso, não só para ele, mas também (supostamente) para esposa e o filho Troy (Austin Abrams), a quem ele acompanha nas entrevistas de potenciais universidades que aceitarão o jovem talentoso. O protagonista está tão imerso em sua crise existencial que não percebe os dois contrapontos óbvios em sua própria casa. Sua mulher Melanie (Jenna Fischer), que é conformista ( a antítese do marido ) com a vida que leva, não se deixando abater com qualquer coisa que aconteça no dia-a-dia e seu filho Troy que mesmo no momento importante da vida, não senti pressão em ter todas as respostas e certezas agora.

Ao longo do filme, ele é atormentado por pensamentos sobre o sucesso de seus antigos amigos da faculdade, porque todos eles são ricos e famosos. São eles: o escritor e político de Michael Sheen, o empresário de sucesso de Luke Wilson, um playboy aposentado vivido por Jemaine Clement e o diretor de cinema interpretado por Mike White, diretor do longa.

Michael Sheen vive um dos amigos de Stiller.

Sim, Brad está obcecado com o que ele não tem, e não com o que ele conquistou, e vê seus problemas de homem branco , de meia idade, do primeiro mundo como sintomas de uma vida de fracasso, de chances e oportunidades perdidas. Em determinado momento do longa, o protagonista Brad, finalmente decide confessar o que vem lhe atordoando há tempos: “Veja meus amigos, estão todos em melhores situações do que eu. Um tem seu próprio jato particular, o outro vive aparecendo na televisão e o terceiro se aposentou antes dos 40 anos. Olhe pra mim, o que eu consegui?”. Como resposta, sua interlocutora, uma garota que é amiga ( vivida pela atriz Shazi Raja) do filho dele e que o conheceu neste mesmo dia, lhe dá um tapa de realidade: “Você? Você tem tudo. Uma boa casa, família, um emprego que faz a diferença nas vidas de milhares de pessoas, uma esposa que lhe ama e um filho exemplar. O que mais você quer?”. Seria esse o tapa na cara que Brad precisava para voltar a realidade?

 Ben StillerShazi Raja em cena

"O Estado Das Coisas " desenvolve bem os seus personagens ao mostrar a visão parcial de Brad sobre seu mundo e seus constantes "choques de realidade" ao longo da trama. Por vezes, o filme é uma análise sobre a nossa percepção do fracasso, insegurança e da dúvida existencial . Se você espera respostas, sairá, com o perdão do trocadilho, frustrado. Não é um filme de autoajuda, ele não te dá as respostas, levanta questões ancorado na bela performance de Stiller e Austin Abrams (Cidades de Papel, 2015) que interpreta seu filho. Existe uma química entre os dois atores, e, graças a isso, você acredita na relação entre pai e filho. Luke Wilson, Jemaine Clement e, principalmente, Michael Sheen, são participações curiosas, mas , infelizmente são mal aproveitados no filme. Fiquei interessado em ver o ponto de vista desses personagens.


Tirando esse deslize, aqui vão as minhas palmas para o ator, roteirista e diretor Mike White, que faz um belo estudo de personagem através da ( já citada) narração em off. Com a trilha sonora de Mark Mothersbaugh que é fantástica e delicada, e ,uma montagem bem realizada que soube encontrar o timing perfeito para envolver a plateia a história. Ele conduz a narrativa muito bem, com alívios cômicos pontuais, sendo um filme direto, honesto, simples, absurdamente sincero, inteligente e surpreendentemente maduro.White acompanha a crise existencial de Brad, sua crise de meia-idade e sua visão "torta" da vida, sem apelar para um desfecho fantasioso. Pelo contrário, ( como já foi dito) ele não oferece respostas e as situações são ancoradas na realidade, o personagem é a alegoria perfeita da classe média americana frustrada por não ser rica ( algo similar a classe média de um certo país tupiniquim). A crítica ferrenha está lá, com todas as letras saindo da boca da personagem com quem Brad resolve desabafar. 


Ao final do filme, Brad diz: “ Concluo que posso amar e admirar aquelas garotas sem jamais possuí-las.” , White carimba isso através dessa metáfora dita pelo personagem principal. O filme é quase a definição perfeita da frase "White people problem" problemas de gente branca ) . No balanço geral, o filme é cativante, brincalhão, melodramático e um grande reconhecimento do privilégio branco e masculino, é uma autocrítica direta e muito madura. O longa consegue essa proeza, justamente por ser honesto com o espectador o tempo inteiro, é um prazer do início ao fim. O Estado Das Coisas é um dos melhores trabalhos de Stiller em muitos anos, sentimos isso na tela, o ator está a vontade no filme , o que, é bem diferente de seu marcante desconforto em Zoolander 2 (2016) por exemplo. Espero que Ben Stiller continue a nos surpreender, até aqui, tem dado muito certo.



🎬 :★★★★
O Estado das Coisas (Brad’s Status) EUA, 2017
Direção: Mike White
Roteiro: Mike White
Elenco: Ben Stiller, Austin Abrams, Jenna Fischer, Michael Sheen, Jemaine Clement, Luke Wilson, Shazi Raja, Mike White
Duração: 102 min

1º TAKE

O 1º TAKE é um espaço criado para dividir com os leitores assuntos interessantes sobre música,séries, cinema, teatro e arte em geral. Blog editado pelo louco Walther Jr. ,um espectador apaixonado por cinema,teatro,música,cerveja, vinho,pizza,pão na chapa,churrasco,lasanha,empada,pão de queijo... Ou seja,sou normal como todo mundo, não esperem nada profissional por aqui. Forte abraço e um viva a sétima arte.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem