POSTAGENS RECENTES

"De certa forma, é como se fosse um 'Star Wars para adultos" , diz Denis Villeneuve sobre a sua versão de Duna


Apesar de partir do influente romance de Frank Herbert e ter direção assinada pelo celebrado David Lynch (Twin Peaks), Duna é um dos maiores fracassos da década de 1980 nos cinemas. Três décadas depois, o livro retornará às telonas pelas lentes do aclamado diretor Denis Villeneuve (Blade Runner 2049, A Chegada), que compartilhou maiores detalhes sobre sua abordagem para a obra em entrevista ao site Fandom:

"A maior parte das ideias principais de Star Wars vem de Duna, então será um desafio resolver isso. Minha ambição é fazer um filme de Star Wars que eu nunca vi. De certa forma, é como se fosse 'Star Wars para adultos'", declarou Villeneuve, fazendo referência à declaração de que ele dirigiria um longa do Universo Star Wars e ressaltando a influência exercida pela ficção científica de Herbert sobre a maior saga cinematográfica do gênero e sobre a escrita de George Lucas.


Na trama, Paul Atreides é transferido para Arrakis, um planeta sem governo que deverá ser administrado pelo jovem protagonista. Assim como as inúmeras outras famílias que comandam planetas ao redor do universo, a Casa Atreides é filiada à Casa Corrino, a casta imperial que domina a galáxia. Duna , lançado em 1965, vencedor do prêmio Hugo e grande sucesso de vendas, é o primeiro de uma série de livros aclamada por analisar os âmbitos da política e da religião, bem como os impactos da tecnologia sobre os seres humanos. E tal relevância cultural logo chamou a atenção do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky.

Desejando realizar uma adaptação do livro ainda nos anos 1970, o realizador de obras inovadoras como El Topo e A Montanha Sagrada criou um imenso documento de referências visuais para provar aos grandes estúdios que ele podia dirigir o projeto e que o mesmo era viável. No entanto, após anos de esforço - documentados no elogiado e premiado Jodorowsky's Dune -, o cineasta precisou desistir de seu sonho. Futuramente, vários dos designs criados pelo realizador foram utilizados em outras obras, como Alien e Blade Runner. Villeneuve, entretanto, não pretende usar o material de Jodorowsky como referência:


"Jodorowsky é um visionário singular. Ele tem uma visão única, muito forte. Sou um ser humano completamente diferente. Seria muito presunçoso e arrogante da minha parte tentar filmar a visão dele. Adoraria conversar com ele. Quero conhecê-lo há anos. Acredito que ele é um cineasta formidável e adoraria ter visto seu Duna. Acho que seria um filme de Jodorowsky muito singular. Seria esta a visão que eu teria para Duna? Jamais. Quer dizer, tenho certeza disso porque ele é muito único", elogiou o realizador canadense.


E como Duna faz parte de uma grande saga literária, Villeneuve também falou sobre planos para o futuro e uma possível saga: "Eu poderia estar envolvido em um ou dois filmes. Se acontecerem. Esta é a situação. Você está me perguntando hoje sobre um projeto que sequer existe. Estou acostumado a falar sobre projetos quando eles estão filmados, finalizados, quando estou na sala de edição, quando estou prestes a lançar o filme. Aí você fala sobre algo concreto. Agora, posso estar a três semanas ou a dois meses de descobrir que ninguém concorda sobre o roteiro, e que outra pessoa assumirá. Isso pode acontecer. E quando o filme será feito? Tudo é teoria no momento".

Duna ainda não tem previsão de estreia.

Fonte: Fandom e Adoro Cinema
1º TAKE

O 1º TAKE é um espaço criado para dividir com os leitores assuntos interessantes sobre música,séries, cinema, teatro e arte em geral. Blog editado pelo louco Walther Jr. ,um espectador apaixonado por cinema,teatro,música,cerveja, vinho,pizza,pão na chapa,churrasco,lasanha,empada,pão de queijo... Ou seja,sou normal como todo mundo, não esperem nada profissional por aqui. Forte abraço e um viva a sétima arte.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem