Batman: O Retorno | Tim Burton tinha uma visão diferente para o filme


O clássico Batman: O Retorno (1992) completou 25 anos no ano passado, Tim Burton trouxe uma visão muito particular do Homem-Morcego em seu filme de 1989. Os dois filmes do diretor são lembrados até hoje com muito carinho pelos fãs, apontado por alguns como a melhor retratação do Batman até hoje, pesando na medida certa realidade e a fantasia característica dos quadrinhos. Mas, e se Burton tivesse fechado sua trilogia do Batman?

Após a escalação do roteirista Daniel Waters , substituto de Sam Hamm, que havia escrito o primeiro filme Batman (1989) e boa parte do roteiro original da sequência, muitas cenas foram mudadas à mando da Warner. Se tivessem mantido o roteiro de Sam,  Batman: O Retorno teria sido muito diferente da versão que conhecemos hoje. As informações são do site Heroic Hollywood.

Embora tenha mantido o Pinguim (Danny DeVito) e a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer), a trama dos vilões era bem diferente. Na versão de Hamm, o Pinguim – chamado, por algum motivo, Sr. Bonafice – se juntava a Selina Kyle para perseguir antigos corvos, que estavam escondidos sob a Mansão Wayne. Também era inspirado ligeiramente em ‘The Dark Knight Returns’ de Frank Miller, e incluía a cena icônica de Batman montando um cavalo.


Vicki Vale, vivida pela Kim Basinger, também retornava e ficaria noiva de Bruce. Marlon Wayans seria Robin e Billy Dee Williams seria o Duas-Caras no final do filme. Esses dois personagens fariam uma pequena participação e serviriam de introdução para ‘Batman Eternamente’, de 1995, posteriormente trocados por Chris O’Donnell e Tommy Lee Jones, respectivamente.

Apesar de ter sido aprovado por muitos fãs, nos perguntamos até hoje se a Warner Bros se arrependeu de ter interferido no roteiro original, após algumas críticas do resultado ter sido “muito sombrio e assustador para as crianças”.

Assista ao vídeo (em inglês) sobre algumas dessas cenas que foram mudadas:


Como podem ver, não é a primeira vez que o estúdio interfere na liberdade de criativa de seus diretores. O caso mais recente é o de "Liga da Justiça" que enfureceu os fãs, a ponto de criarem um site pedindo que seja lançada a versão original de Zack Snyder. Tim Burton está trabalhando atualmente na versão live-action de Dumbo, para a Disney.

Dumbo tem estreia marcada para o dia 29 de março de 2019.

Fonte: Heroic Hollywood

Postar um comentário

0 Comentários