WGAW | Sindicato dos Roteiristas da América é contra a compra da Fox pela Disney


Bomba do mês de dezembro, a compra do conglomerado 20st Century Fox pela The Walt Disney Company é algo ainda cercado de incertezas, tanto em termos artísticos, quanto jurídicos - o Departamento de Justiça dos Estados Unidos pode acabar barrando o negócio, como fez com a fusão de AT&T e Time Warner.

Um dos poucos a fugir da onda de piadas sobre o tema, o diretor de Logan, James Mangold, expressou preocupação com a diminuição da quantidade de produções, algo compartilhado pelo Sindicato dos Roteiristas, que lamentou o acordo em comunicado oficial.

"No impulso implacável de eliminar competição, grandes empresas têm um apetite insaciável por consolidação. Disney e Fox passaram décadas se beneficiando do controle oligopolista que os seis maiores conglomerados da mídia exercem sobre a indústria do entretenimento, não raramente às custas dos criadores responsáveis pela força de suas operações cinematográficas e televisivas. Agora essa proposta fusão de concorrentes diretos tornará os problemas ainda piores, substancialmente aumentando o poder de mercado da corporação Disney-Fox. As preocupações antitruste levantadas por esse acordo são óbvias e significantes. O Writers Guild of America West se opõe fortemente ao negócio e irá trabalhar para garantir a aplicação das leis antitruste da nossa nação."


O impacto da compra da Fox pela Disney será realmente gigante em diversos setores e a contestação da associação por conta do controle cada vez maior da Disney em conglomerados de mídia e entretenimento faz total sentido, vide que já é dona da LucasfilmStar Wars – e ESPN.                                       

Postar um comentário

0 Comentários