POSTAGENS RECENTES

Atriz Eva Todor morre aos 98 anos



A atriz Eva Todor morreu na manhã deste domingo, 10 de dezembro, em casa, no Rio de Janeiro, vítima de pneumonia, segundo o jornal O Globo. Eva sofria do Mal de Parkinson. Nascida na Hungria, em 9 de novembro de 1919, a atriz participou de quatro longas-metragens. A estreia nos cinemas se deu como Madame Gaby, ao lado de Oscarito, na produção de Carlos Manga Os Dois Ladrões (1960). Em seguida, vieram Pão, Amor e... Totobola (1964) e Xuxa Abracadabra - quase quatro décadas depois (em 2003). Sua última participação no cinema foi como D. Marly em Meu Nome Não É Johnny (2008).


Em 1968,  a jovem Eva Todor ao lado de outras damas do teatro do cinema, liderou uma
manifestação pela democracia, todas contra a censura, contra o golpe militar, contra a ditadura, contra todas as ditaduras na América latina. Todor ( à esquerda ) ,Tônia Carrerro, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengel, andaram de mãos dadas, durante todo o protesto. O momento histórico, ficou conhecido como "A Passeata dos Cem Mil " . O evento foi organizada pelo movimento estudantil, ocorreu em 26 de junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a participação de artistas, intelectuais e outros setores da sociedade brasileira.

Protesto contra a censura no Brasil : Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengel em 1968
Sem aparecer publicamente desde 2014, quando foi homenageada no Rio, Eva Todor ficou mais conhecida do grande público por seus papeis em novelas e séries de TV. Ao todo, ao longo de 80 anos de carreira, atuou em mais de 30 novelas e minisséries, entre elas Top Model (1989), De Corpo e Alma (1992), Olho no Olho (1993), Hilda Furacão (1998), O Cravo e Rosa (2000). A última aparição na TV foi em Salve Jorge (2012).


Eva Todor casou-se duas vezes. Viúva, ela não deixa filhos.
1º TAKE

O 1º TAKE é um espaço criado para dividir com os leitores assuntos interessantes sobre música,séries, cinema, teatro e arte em geral. Blog editado pelo louco Walther Jr. ,um espectador apaixonado por cinema,teatro,música,cerveja, vinho,pizza,pão na chapa,churrasco,lasanha,empada,pão de queijo... Ou seja,sou normal como todo mundo, não esperem nada profissional por aqui. Forte abraço e um viva a sétima arte.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem