POSTAGENS RECENTES

Morre George A. Romero, criador de 'A Noite Dos Mortos-Vivos'


Diretor americano tinha 77 anos e não resistiu a um câncer no pulmão



Morreu, neste domingo, aos 77 anos, o cineasta americano George A. Romero, especialista em filmes de terror e criador da franquia de zumbis iniciada com "A Noite Dos Mortos-Vivos" (1968).

Segundo o jornal "Los Angeles Time", a morte foi confirmada pela família de Romero. Ele morreu dormindo "após uma breve mas agressiva batalha com o câncer de pulmão". Peter Grunwald, produtor parceiro de longa data do cineasta, disse ao jornal que Romero morreu enquanto escutava a trilha sonora de um de seus filmes favoritos, "Depois do vendaval" (1952), cercado por sua mulher, Suzanne Desrocher Romero, e por sua a filha, Tina Romero.




Ao longo de sua carreira, Romero assinou o roteiro de mais de 25 filmes, sempre tendo o suspense e o terror como gênero escolhido. Ele era conhecido como "o pai dos filmes de zumbi".

Nascido no Bronx, em Nova York, o produtor, diretor e roteirista deu início ao gênero de filmes de zumbi em 1968, com "A noite dos mortos-vivos", filme em que atuou com diretor e coautor (ao lado de John A. Russo). Com orçamento estimado em módicos US$ 114 mil, o longa estrelado por Duane Jones e Judith O'Dea é considerado um dos maiores clássicos cult de horror de todos os tempos, muito elogiado também por ter escalado um ator negro (Jones) no papel principal, fato pouco comum na década de 1960.



A partir dele, nasceram diversos filmes, como "Despertar dos mortos" (1978), "Dia dos mortos" (1985), "Terra dos mortos" (2005), "Diário dos mortos" (2007) e "A ilha dos mortos", todos dirigidos e escritos por Romero.


Fora de sua franquia zumbi, Romero também esteve por trás de outros projetos, como "O exército do extermínio" (1973), "Cavaleiros de aço" (1981) e episódios das séries "Galeria do terror" e "The winners".

George Romero e Stephen King

Seu último trabalho creditado foi em "Day of the Dead", do diretor Hèctor Hernández Vicens, em que aparece como coautor por ter criado os personagens do filme.

George A. Romero deixa a mulher, Suzanne Desrocher Romero, e três filhos — entre eles, o também cineasta George Cameron Romero.
1º TAKE

O 1º TAKE é um espaço criado para dividir com os leitores assuntos interessantes sobre música,séries, cinema, teatro e arte em geral. Blog editado pelo louco Walther Jr. ,um espectador apaixonado por cinema,teatro,música,cerveja, vinho,pizza,pão na chapa,churrasco,lasanha,empada,pão de queijo... Ou seja,sou normal como todo mundo, não esperem nada profissional por aqui. Forte abraço e um viva a sétima arte.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem