POSTAGENS RECENTES

Hayao Miyazaki | Mestre da animação, abandona aposentadoria e anuncia seu último filme


Cineasta de 76 anos havia falado que não iria dirigir mais longas, em 2013. 'A Viagem de Chihiro' ganhou Oscar de animação e prêmio de melhor filme do Festival de Berlim.




O mestre japonês do cinema de animação Hayao Miyazaki sairá de sua aposentadoria anunciada em 2013 para fazer um novo filme, anunciou nesta sexta-feira o Studio Ghibli. "Miyazaki decidiu abrir mão da aposentadoria e fazer um longa-metragem de animação", explicou o site da produtora do diretor.

A empresa, da qual ele foi um dos fundadores em 1985, destacou que o cineasta, 76 anos, "encontrou um tema que vale a pena transformar em filme", antes de destacar: "será realmente seu último filme por sua idade".

Hayao Miyazaki anunciou em setembro de 2013 que não voltaria a dirigir filmes de animação para o cinema, mas que não deixaria de trabalhar. "Vou continuar comparecendo ao estúdio todos os dias. Meu sonho é descansar aos domingos. Me pergunto inclusive se isto será possível", declarou na época à imprensa. "Serei um homem livre. O que desejar fazer, farei".



Ganhou Oscar em 2003

Hayao Miyazaki recebeu vários prêmios, incluindo o Oscar de filme de animação em 2003 por "A Viagem de Chihiro", que estreou no Japão em 2001 e que também foi o primeiro filme de animação da história a receber o Urso de Ouro no Festival de Berlim.
O japonês também foi premiado com um Leão de Ouro em Veneza em 2005 pelo conjunto de sua carreira e com um Oscar honorário em 2014.

Entre seus filmes mais conhecidos estão "Princesa Mononoke", "Meu Amigo Totoro", "Ponyo: Uma Amizade que veio do Mar" e "Vidas ao Vento", o mais recente, de 2013.
Miyazaki iniciou a carreira de 1963. Seu primeiro longa-metragem, "O Castelo de Cagliostro", é de 1979. Ele se tornou um diretor cult com "Nausicaä do Vale do Vento" (1984), antes de cofundar o Studio Ghibli, o primeiro de animação no Japão.

1º TAKE

O 1º TAKE é um espaço criado para dividir com os leitores assuntos interessantes sobre música,séries, cinema, teatro e arte em geral. Blog editado pelo louco Walther Jr. ,um espectador apaixonado por cinema,teatro,música,cerveja, vinho,pizza,pão na chapa,churrasco,lasanha,empada,pão de queijo... Ou seja,sou normal como todo mundo, não esperem nada profissional por aqui. Forte abraço e um viva a sétima arte.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem