POSTAGENS RECENTES

Marcello Mastroianni | O melhor ator italiano de todos os tempos



"Acho que todos somos um pouco como Dom Quixote: certas ilusões são mais fortes que a realidade."
Marcello Mastroianni

Marcello Vincenzo Domenico Mastroianni nasceu em uma pequena cidade, mas ainda criança mudou-se para Turim e depois para Roma. Por volta dos 20 anos, começou a fazer participações em alguns filmes. Na Segunda Guerra Mundial chegou a ser detido pelos alemães mas conseguiu refugiar-se em Veneza.
Em 1945, começou a trabalhar para o departamento de Cinema Italiano da Lion Filmes. Na faculdade de Economia e Comércio, destacou-se no grupo do Centro Universitário Teatral.“No cinema, o que tem importância é o olho; no teatro, é a voz.”,disse certa vez. Notado por Luchino Visconti, obteve papéis importantes no teatro, mas atingiu o estrelato na década de 50, com os sucessos "Os Amantes de Florença", "A Bela Palomeira", "Os Eternos Desconhecidos" e "Um Rosto na Noite".

Depois de ser o protagonista de "A Doce Vida", de Federico Fellini ( sendo o ator preferido dele) , tornou-se o maior ator de cinema italiano. Diversas vezes fez par romântico com Sophia Loren, misturando sua honestidade ingênua à beleza sedutora da atriz.
Nas décadas de 1960 e 70, brilhou em filmes como "A Comilança", de Marco Ferreri; e em "8½", "Cidade das Mulheres" e "Ginger e Fred", de Fellini. Com Visconti fez "O Estrangeiro"; com Vittorio De Sica , "Matrimônio à Italiana" e "Ontem, Hoje e Amanhã"; e com Ettore Scola "Um Dia Muito Especial".

Nos últimos anos de carreira, Mastroianni continuou prestigiado por diretores como Theo Angelopoulos ("O Apicultor"), Robert Altman ("Prét-à-Porter"), Michelangelo Antonioni ("Além das Nuvens') e Manoel de Oliveira ("Viagem ao Princípio do Mundo"). Do diretor brasileiro Bruno Barreto, fez "Gabriela", com Sonia Braga, em 1982.
Ao longo de sua carreira cinematográfica, ganhou muitos prêmios, como o de melhor ator no Festival de Cannes, em duas ocasiões. Concorreu três vezes ao Oscar, mas nunca foi premiado. Foi casado com a atriz Floriana Clarabella, apesar de ter tido um célebre romance com Catherine Denueve , com quem teve a filha Chiara.

Mastroianni e Jack Lemmon são os únicos atores a ganhar duas vezes o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes. Mastroianni ganhou em 1970, por Dramma della gelosia (tutti i particolari in cronaca) e, em 1987, por Olhos Negros.Foi indicado três vezes ao Oscar de Melhor Ator e nunca ganhou( O Oscar é injusto as vezes).

O ator morreu aos 72 anos, no dia 19 de dezembro de 1996, em seu apartamento em Paris. Catherine Deneuve estava ao seu lado, junto com sua filha Chiara. Ele tinha feito mais de 140 filmes em 49 anos de carreira.Foi enterrado no cemitério Verano,em Roma.

"Fazer um filme é quase como viver um amor."
Marcello Mastroianni

O mestre viverá eternamente nas salas de cinema de todo o mundo.

Forte Abraço


Walther Jr.

Walther Jr ,42, trabalhou como Ator, Produtor ,Sonoplasta ,Roteirista e Diretor de teatro e cinema. Cursou cinema na E.L.C (Escola Livre de Cinema ) e teatro na escola de atores ESPAÇO CÊNICO em BH .O blog tem o objetivo de difundir a sétima arte levando informação, cultura e entretenimento. Salve o Cinema!!!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem