POSTAGENS RECENTES

Crítica -Nosso Lar

Nosso Lar
Filme chegou aos cinemas nesta sexta .

Nosso lar é baseado na obra fundamental do espiritismo brasileiro, o primeiro volume da série A Vida no Mundo Espiritual, escrita em 1944 pelo médium Chico Xavier (1910-2002). chega aos cinemas trazendo reflexões sobre a vida e inovações no cinema nacional. Com orçamento na casa dos R$ 20 milhões de reais, Nosso lar é um espetáculo visual,os efeitos vistos no telão são realistas,mas vamos a história.

O filme narra a história de André Luiz um médico que, depois de uma vida de excessos, morre e desperta em uma outra dimensão, uma espécie de purgatório, o Umbral. Depois de arrepender-se das falhas de sua existência anterior, André é recolhido e levado à colônia Nosso Lar, onde começa seu aprendizado sobre a realidade da vida humana e o funcionamento do universo espiritual - lições essas que ele passa a relatar em cartas enquanto procura mudar seus valores morais.

Tecnicamente falando Nosso Lar é sem dúvida impecável, o trabalho da diretora de arte Lia Renha é incrível , primeiro ao ambientar a casa do protagonista  dos moveis antigos aos talheres ou como no momento em que apresenta o Umbral/purgatório de forma angustiante, como um lugar de puro desespero, luxúria e medo (algumas cenas me incomodaram/chocaram.). Já a colônia espiritual impressiona pelo tom de realidade isso graças a empresa canadense Intelligent Creatures responsável por criar a máscara de Rorschach em Watchmen e criar cenários para A Fonte da Vida e Anjos da Noite: A Rebelião, entre outros projetos. As tomadas áreas da cidade são um capítulo a parte.

Falando em equipe técnica, a fotografia do suíço Ueli Steiger responsável pelos filmes Godzilla, Austin Powers 2, O Dia Depois de Amanhã e 10.000 ac. Acerta no tom celestial (colônia Nosso lar) e obscuro (Umbral). Já o diretor Wagner de Assis acerta em cenas como a retrata no Umbral onde André Luiz vaga sem rumo fazendo um jogo de ação e reação com eventos da vida do protagonista.

Muitos podem achar o elenco meio perdido mas,  a maioria dos atores são de teatro, atores e atrizes competentes, uma escolha certeira de Ruy Brito Produtor de elenco. Renato Pietro está ótimo como o médico André luiz,já Fernando Alves Pinto passa a serenidade que o personagem Lísias precisa. Sem contar as participações especiais de Werner Schünemann, Clemente Viscaíno, Othon Bastos, Ana Rosa, Paulo Goulart .

O filme perde em sua trilha sonora, um trabalho bastante cansativo e repetitivo do compositor Philip Glass . E a coisa fica mais séria, se eu disser quais foram os filmes em que ele trabalhou. Glass é responsável por filmes como : "Kundun (1997)"  do gênio Martin Scorsese ,  "As Horas (2002)" de Stephen Daldry  e  "O Show de Truman: O Show da Vida (1998)" de Peter Weir . Ou seja, três ótimos filmes, cuja a trilha sonora é determinante, o que comprova que, ao trabalhar em Nossa Lar,  Philip Glass poderia ter feito um ótimo trabalho.

Outro detalhe que me incomodou ( mesmo conhecendo a obra original), foi  a chegada das vítimas do holocausto a colônia Nosso Lar. O filme me perdeu nessa parte, não me convenceu . Mas, logo no terceiro ato, fui resgatado novamente pelo filme . Repito, sei que tentaram seguir a obra original mas, na minha opinião, esse choque de conceitos religiosos é um erro bobo no roteiro, que deveria ser evitado, pq , infelizmente, afasta alguns espectadores do filme.

Contudo, mesmo com esses dois pequenos desvios, Nosso Lar merece aplausos pela coragem de fugir de alguns assuntos batidos do cinema nacional: comédia romântica, comédia pastelão, crise nas favelas e drama. Prova que o Cinema Brasileiro pode SIM ser criativo/corajoso sem ser prepotente(vide 400 CONTRA 1).Qualidade técnica impecável,lição de vida e elenco coeso fazem de Nosso Lar uma boa pedida neste feriadão.


🎬 :★★★


Acesse o site do filme clicando no link abaixo ou assista ao trailer aqui mesmo.

Forte Abraço




Walther Jr.

Walther Jr ,42, trabalhou como Ator, Produtor ,Sonoplasta ,Roteirista e Diretor de teatro e cinema. Cursou cinema na E.L.C (Escola Livre de Cinema ) e teatro na escola de atores ESPAÇO CÊNICO em BH .O blog tem o objetivo de difundir a sétima arte levando informação, cultura e entretenimento. Salve o Cinema!!!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem