POSTAGENS RECENTES

Crítica Karatê Kid

Karatê Kid
Filme chega em 2010 lutando Kung Fu.

Saudosista :Pessoa que possui saudade de algo ou de alguém.

Fazer o que? Sou um "saudosista",lembro me de assistir na sessão da tarde o filme Karatê Kid– A Hora da Verdade (1984) e sair com vontade de lutar em algum torneio qualquer(eu era criança quando assisti pela primeira vez).A frase " Bata forte Daniel-san Kiaaiii..." ficou na minha cabeça um bom tempo.
26 anos se passaram desde do lançamento do filme original ...Até que chegamos ao ano de 2010 e temos a estréia de Karatê Kid(2010)filme "criado" com o propósito de modernizar a franquia oitentista.Sai Daniel larusso(Ralph Macchio) e entra Dre Parker (Jaden Smith), sai o Sr.Miyagi e entra o Sr. Han (Jakie chan) ,saímos da costa leste americana e vamos para a China.
É claro, a maior de todas as trocas, a do karatê que dava o título ao original pelo kung-fu, o que gerou grande comoção entre os fãs oitentistas.Mas isso é descartado sem maiores preocupações pelo óbvio conflito entre o tipo de luta praticado por Dre e o título do filme (a mãe do garoto chega a dizer “Karatê, Kung Fu, tanto faz!”).
As polêmicas, porém, vão sendo abafadas pelas homenagens que a refilmagem faz ao seu original. Da mosca no hashi (o "pauzinho") ao treinamento não convencional, a nova versão soube como satisfazer os fãs antigos ao mesmo tempo que apresenta a franquia a uma nova audiência. Outro acerto do roteiro é não tentar repetir o Sr. Miyagi. O Sr. Han criado por Jackie Chan é um novo personagem e um dos grandes trunfos desta nova versão, pois carrega uma dramaticidade que o personagem de Pat Morita só desenvolveu no segundo filme, quando teve de voltar ao Japão.
Ainda longe da faixa preta em carisma de Jackie Chan ou Will Smith, de quem é filho, Jaden Smith se esforça, sua as tranças e dá seus pulos. Se lhe falta algo, não é determinação. As cenas de seu treinamento nos cenários da China-para-turista-ver podem deixar os mais sedentários cansados no cinema só de olhar. Porém, esta obrigação de mostrar os cartões postais do país e o envolvimento de Dre com a menina Meiying (Wenwen Han) acabam alongando o filme mais do que deveria. Afinal, ainda temos o campeonato.
Quando chega a hora de mostrar que o treinamento de Dre com o Sr. Han não foi em vão é que o filme se perde de vez. A necessidade de atualizar a história e deixá-la atraente ao público tween que se deixou levar pelo clipe da música em que Jaden faz dueto com Justin Bieber, cria mais piruetas e efeitos do que boas lutas. E mesmo havendo um golpe final extremamente plástico, ele não tem a mesma força que o chute da garça. Um dos motivos é que não houve uma preparação do golpe. No original, o movimento havia sido treinado à exaustão por Daniel-San, que, mesmo assim, nunca havia conseguido executá-lo com a precisão necessária até a final.

Karatê Kid, que na China foi rebatizado como Kung Fu Kid e no Japão virou Best Kid, acerta vários de seus golpes, mas peca na hora de acabar com a luta, deixando a polêmica do nome logo esquecida. Como cópia, se sai melhor do que o esperado, mas é certamente mais apagado que o original.

Portanto SAUDADES do tempo onde Karatê Kid falava sobre filosofia,coragem,amizade,fidelidade e ....Karatê!

Observação: As fotos de bastidores que surgem durante os créditos finais e revelam Will Smith e Jada Pinkett nos sets acabam servindo como prova da perigosa auto-indulgência dos produtores, que trataram uma amada franquia como um projeto familiar.PATÉTICO.

🎬 :★★★
Walther Jr.

Walther Jr ,42, trabalhou como Ator, Produtor ,Sonoplasta ,Roteirista e Diretor de teatro e cinema. Cursou cinema na E.L.C (Escola Livre de Cinema ) e teatro na escola de atores ESPAÇO CÊNICO em BH .O blog tem o objetivo de difundir a sétima arte levando informação, cultura e entretenimento. Salve o Cinema!!!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem